segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hipertensão

Existe pelo mundo uma corrente de campanhas de prevenção da hipertensão arterial, uma doença silenciosa e que faz milhões de vítimas em todo o planeta. Dia 17 de maio foi comemorado o dia Mundial da Hipertensão Arterial, e o Brasil também está engajado nesta batalha.




Atualmente, a hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros e é responsável por 47% dos infartos, 54% dos AVCs (derrames) e 37% dos casos de insuficiência renal, de acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Uma doença tão devastadora pode ser controlada facilmente, desde que a pessoa se alimente bem e pratique atividades físicas com regularidade.

O sedentarismo crescente em países em desenvolvimento como o Brasil preocupa, tanto que 80% dos casos de mortes por hipertensão ocorrem em algum destes países, e as maiores vítimas possuem entre 45 e 69 anos.

Quando detectado o quadro de hipertensão, além da reeducação alimentar, às vezes se faz necessário um tratamento a base de remédios. Medicamentos recentes possuem diferenciais capazes de combater a doença com eficácia e auxiliar o paciente a equilibrar a pressão arterial, caso dos inibidores de renina, únicos atuantes no ponto de ativação inicial da cascata de reações que leva à hipertensão.

A hipertensão arterial é uma doença perigosa, mas que pode ser controlada se levada a sério. A maioria das campanhas existentes no mundo visa conscientizar a população sobre a importância de uma vida regrada, saudável e com o acompanhamento regular das condições de saúde. A medição de pressão é simples e pode ser feita em qualquer unidade de saúde.Se você possui pressão alta, procure um médico e descubra qual o melhor tratamento para o seu caso.

.:: Sara Nossa Terra

Nenhum comentário: