segunda-feira, 7 de junho de 2010

Por que não sabemos aceitar as decepções?

Quem já não teve uma grande decepção no decorrer de sua vida? Muitas vezes, a pessoa que te causou a decepção, pode ter feito e pensado não estar fazendo qualquer maldade pela sua atitude que fez ou pelo que falou. O problema está em nossos valores e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam de acordo com os nossos valores, por acharmos que estamos sempre certos.




As palavras são verdadeiras dinamites pelo que estamos vivenciando e, portanto, sentindo naquele momento e pode funcionar como uma verdadeira bomba e nos matar por dentro.

A decepção determina o final de uma etapa. Não é racional sofrer pelo que nós mesmos causamos a nós ou pelo que os outros nos causam. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

Trata-se da quebra de um conceito ou crença criada pela nossa mente, invariavelmente não verdadeira. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos nas outras pessoas. São os nossos conceitos que pautam o caminho, o amor e a amizade. Ninguém é igual a nós.

O outro fez a parte dele e como desejou agir. Na realidade a pessoa sempre foi o que demonstrou naquele momento, mas éramos nós que não fazíamos a leitura correta de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais não tínhamos contato, por isso este sentimento tão forte de decepção.

Normalmente você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas, e têm seus conceitos e valores, você é você. Cada ser humano é diferente e vê a vida com sua exclusiva evolução e entendimento. As verdades são singulares. Nas dificuldades as pessoas mudam. As pessoas dão o que podem dar. Nós é que temos expectativas diferentes em relação a elas e queremos sempre mais.

Neste momento tenho certeza que você está se lembrando e analisando a sua vida e lembrando novamente os momentos em que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi o que você desejava, e em alguns casos a outra pessoa nem ficou sabendo o que você sentiu ou pensou da atitude dela, nem imagina o quanto te machucou.

Temos que analisar as atitudes alheias e policiarmos a nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições e reflexões que realizamos, acredite: somos nós que nos ferimos. Nunca as pessoas. Elas, na realidade, nunca prometem nada. Nós que esperamos demais delas.

Nunca devemos considerar uma verdade como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois, tudo tende a se modificar porque as coisas se transformam.

Fonte: www.superartigos.com

Um comentário:

MaryM disse...

A verdade é efémera. A verdade evolui, através do conhecimento.
Sem duvida esperamos no geral demasiado da outra pessoa. Há pessoas que apenas veem em seu próprio proveito. E não veem que machucam o outro .