segunda-feira, 7 de junho de 2010

Canela

Canela está localizada na Serra Gaúcha no nordeste do estado do Rio Grande do Sul.




O nome da cidade provém de uma árvore, popularmente chamada de Canela. A localidade era um pequeno povoado, congregando famílias de fazendeiros de Cima da Serra, imigrantes alemães, italianos e seus descendentes. Ali também era passagem obrigatória de tropeiros levando gado, queijo e couro com destino a Capital do estado e cidades vizinhas e subiam a Serra, os mascates oferecendo seus produtos. O local, ponto de encontro destes tropeiros e mascates hoje é a praça central João Correa, onde está a Caneleira que servia de pousada.

CENTRO DE TURISMO

Com a implantação das primeiras serrarias em 1913, para a industrialização da madeira logo houve necessidade de construir pousadas e hotéis (denominadas de Casas de Pasto).




A construção da Linha Férrea em 1925, que ligava Canela a Porto Alegre foi o fator determinante para que Canela se constituísse na época no maior centro de turismo do Estado. Em 1944, foi criado o município de Canela.




O fato da cidade estar localizada em uma área de serra lindíssima, rodeada de matas que sobreviveram ao desmatamento, tornou o turismo a tendência natural de Canela somava-se, ainda, a esse cenário o espetáculo da neve, que atraia pessoas dos mais diversos lugares. Assim, Canela veio exercendo grande fascínio sobre os visitantes, tornando-se um dos mais importantes destinos turístico do País.

Fonte: www.cidadesturisticas.com.br

Nenhum comentário: