sexta-feira, 25 de julho de 2008

É tempo de Semear !

Texto para nossa reflexão: Marcos 4:1-8

1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.


Diz a palavra de Deus em Eclesiastes que tudo tem o seu tempo determinado. Desde o tempo de nascer até o tempo de morrer. E que há tempo para todo propósito debaixo dos céus. (Eclesiastes 3:1)

Temos vivido em tempos confusos. Tempo onde o homem quer determinar seu próprio tempo. Tempo onde o homem quer tornar o tempo de Deus igual ao seu próprio tempo. O apóstolo Pedro diz que uma coisa que não devíamos esquecer, é que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. (2 Pedro 3:8)

Não sei qual o tempo em que você tem vivido. Tempo de estudar ou de trabalhar, de sorrir ou de chorar, de amar ou de aborrecer. Porém Deus tem chamado todo o seu povo para juntos vivermos um único tempo. Um tempo onde poucos estão vivendo. Um tempo totalmente debaixo do Seu propósito. “O tempo de Semear”. Deus nos chama para vivermos esse tempo hoje. E é sobre isso que quero falar com vocês: É tempo de Semear!

Quando lemos a parábola do Semeador, uma pergunta nos é deixada pelo Espírito Santo de Deus: “Com qual terra eu me pareço?” Nos versos seguintes a esse texto, Jesus explica aos discípulos qual o significado de cada terra. Cristo diz que a semente que caiu na beira do caminho é como aqueles que ouviram a palavra, mas logo veio Satanás e a tirou. As que caíram em solo rochoso, onde a terra era pouca, são como aqueles que recebem a palavra com alegria mas por não terem raízes em si mesmos, quando vem a angústia ou a perseguição por causa da palavra logo se escandalizam. As que caíram entre os espinhos são como aqueles que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Por fim, as que caíram em terra boa são como aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

É tempo de Semear! E Deus chama a você que é como a terra boa! Observe que Cristo diz que esses, além de ouvirem e receberem a palavra, frutificam. Deus permite que nós frutifiquemos. Não é maravilhoso? Ele nos faz frutíferos através do seu imenso poder. E para isso, Deus concede dons a cada um de nós. Deus nos enche de sementes para irmos semear.

Jesus disse que a seara é grande mas os trabalhadores são poucos. (Mateus 9:37) Deus tem chamado seu povo para a seara. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Veja Moisés. Deus o chamou quando ele já tinha seus 80 anos. (Êxodo 3:4) É tempo de sairmos para anunciar o evangelho de Cristo, de proclamarmos a Sua salvação. É o tempo de você evangelizar, de você plantar as suas sementes. Não importa sua idade, seu sexo ou sua raça. É tempo de semear!

Em uma guerra, soldado algum parte sem que antes esteja conhecendo bem suas armas. Da mesma forma o agricultor quando vai semear. Ele precisa saber qual é cada semente para plantá-la em seu devido lugar. Será que você conhece bem suas sementes? Deus tem nos dado sementes. Deus tem nos preparado para a seara. Moisés, quando ainda era bebê, escapou da morte ao ser encontrado pela filha de Faraó. Tudo estava dentro do tempo de Deus, e Moisés cresceu na casa de Faraó recebendo a melhor educação possível na época. Ali Deus o preparou. Ali Deus começou a derramar suas sementes na vida dele. Deus tem te preparado também! Deus tem te chamado para semear com as sementes que Ele mesmo por sua graça te concedeu. Moisés, mesmo com o estudo que havia recebido não tinha facilidade para falar. (Êxodo 4:10) Deus então quando o manda a Faraó, manda seu irmão junto a ele, como seu porta-voz. (Êxodo 4:14) Deus não nos chama para plantarmos sementes que não temos. Ele nos chama para semearmos com aquilo que temos! Com aquilo que dEle mesmo recebemos!

Deus está enchendo o bolso do seu povo com sementes. Sementes que trazem alegria, paz, amor, cura e restauração. Mas onde estão essas sementes que recebemos? Será que ainda estão dentro dos bolsos de nossas calças? Moisés, após sua morte, é lembrado como um homem que se destacou e que tinha intimidade com Deus. (Deuteronômio 34:10) Porém, se você ler o versículo seguinte verá que ele só foi lembrado dessa forma porque um dia ele entendeu que o seu tempo de semear havia chego. Moisés tirou suas sementes do bolso. (Deuteronômio 34:11-12) É tempo de semear! Precisamos tirar nossas sementes do bolso! Precisamos plantá-las!

Deus nos chama para plantarmos nossas sementes. Mas aonde plantar? Qual é a terra que devemos jogar nossas sementes? Muitos crentes andam plantando suas sementes na terra boa. Porém, precisamos começar a plantar na beira do caminho, em terreno rochoso e entre os espinhos. Na terra boa Cristo diz que já há frutos! Assim como você que é comparado a terra boa! Não é verdade? Precisamos jogar nossas sementes aonde não temos visto frutos. Mas qual seria o motivo de não vermos frutos na beira do caminho, na rocha e entre os espinhos? Talvez porque a terra é ruim. Claro! Mas talvez porque não há quem jogue suas sementes ali. Deus é capaz de transformar terra ruim em terra boa. Moisés quando batia com sua vara sobre a rocha Deus fazia com que saísse água dela. Deus pode transformar também a terra que você plantar! Mas é preciso que você plante!

É tempo de semear! E o teu tempo é agora! Paulo instrui a Timóteo que semeie. Que pregue a palavra em tempo e fora de tempo. Pois haverá um tempo em que não mais aceitarão. Um tempo em que não mais suportarão. (2 Timóteo 4:2-3) O tempo está chegando ao fim. Assim como o teu tempo pode também estar chegando ao fim. Você lembra dos versículos do livro de Eclesiastes: “Há tempo de nascer e tempo de morrer”. Essa é uma grande certeza não só dos crentes, mas de toda a humanidade. Certamente você não irá querer chegar ao tempo de morrer com as suas sementes no bolso. Ou vai? Paulo após instruir Timóteo diz que seus dias estão chegando ao fim. E continua com uma das frases mais belas de todas as suas cartas: “Combati o bom combate, completei minha carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:7) Será que você poderá dizer essa frase quando os teus dias estiverem chegando ao fim?

Deus te chama para semear assim como chamou a Moisés. Deus te prepara e te enche de sementes como fez com Moisés! Deus prepara a terra para você semear como preparou para Moisés! Portanto, semeie! Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje. Pode não dar tempo. Hoje é o teu tempo de semear!

Fonte: Diego Brito
http://xero-srs.spaces.live.com/

Nenhum comentário: