segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Conversão de Ateu Através da Internet

Bom, tudo começou quando depois de 8 anos de casamento, minha mulher sentou no sofá e declarou: ?Shayllon, estou apaixonada por um rapaz que conheci no meu trabalho, e não agüento mais essa situação: quero te dizer que na verdade eu nunca te amei. Se for possível, gostaria que você ficasse com a nossa filha.?

Eu peguei a minha filha e levei para Caldas Novas, para ficar com minha mãe. Pedi demissão do meu emprego e me mudei de Goiânia para Brasília, pois tudo naquela cidade lembrava minha ex-mulher. Eu era perdidamente apaixonado por ela.

Tive depressão e uma doença emocional chamada psoríase. Eu passava o dia estudando para concursos, e como sofria de insônia, virava a noite na Internet, especialmente site Orkut, que é uma rede de relacionamentos.

A Comunidade "Perguntas Cristãs Complicadas", que ficava dentro Orkut, tinha 600 membros quando entrei nela pela primeira vez. A proposta da comunidade era a seguinte: "Se você sempre teve alguma pergunta sobre o cristianismo evangélico e nunca teve coragem de perguntá-la na igreja, ali é o lugar de questionar."

Eu era ateu militante. Tinha até fundado uma comunidade chamada "Contradições da Bíblia". Eu costumava dizer que eu era superior a Deus, porque Deus criou o mundo em seis dias e descansou um só, enquanto eu criei aquela comunidade em meia hora, descansei as 23 horas e 30 minutos restantes, e ainda dei seis dias de gorjeta para Deus. Quando entrei na Perguntas Cristãs Complicadas, eu apenas queria me divertir um pouco.

Comecei questionando o servo Jó. Como é que um Deus bondoso e piedoso poderia fazer tão mal para um ser humano daquele jeito? Eu questionava aquelas pessoas ali, e tinha nojo de crente. Alguns também me odiavam: eles me chamavam de "ateu que gosta de escrever Deus com letras minúsculas". Mas alguns não me rejeitaram, e respondiam a todas as minhas críticas.
Eu vivia inventando perguntas complicadas. Eu perguntava: "Um militar cristão pode matar sem estar pecando?"; "Se Deus me escuta, pra quê orar?"; "Como saber se um milagre é de Deus?"; "Um Deus amoroso torturaria pessoas no inferno?"...

Até que certo dia, um desses crentes chatos me disse: "Shayllon, você fica fazendo essas perguntas porque nunca teve uma experiência real com Deus. Na boa: você já teve um encontro real com Deus?" Gente, sabe o que eu fiz? Criei mais outra pergunta: "Você já teve um encontro real com Deus?"

Mas eu era super-desaforado: eu escrevi assim:"Pra contar aqui uma experiência real com Deus, ela não pode ser resumida ou incompleta, como aqueles que a gente vê na tevê: ?Ah! Eu era bem de vida, fizeram uma macumba contra mim, e eu perdi tudo. Aí eu entrei naquela igreja e aconteceu um milagre: sou rico de novo! Deus até me deu mais...? Olha, gente: experiências com Deus assim não vale! Porque você não contou como você ficou rico de novo. Nem deu a receita. E o dinheiro não caiu do Céu. Ou caiu? Se caiu, pode contar!"

As pessoas foram colocando suas experiências com Deus. O Wagner Kaba, o criador da comunidade, me perguntou: "Shayllon, o que é necessário para que você creia em Deus?" Eu respondi: "Para crer que Deus existe, preciso ter certeza absoluta, senão não me serve."

Ele me respondeu: "Um ateu famoso uma vez disse algo assim: "mesmo que eu visse a estátua de Maria chorando e falando comigo, eu não iria acreditar no sobrenatural, pois talvez eu estivesse tendo uma alucinação momentânea." Quem não deseja crer, sempre vai colocar obstáculos para a fé. Mesmo na Bíblia, vemos histórias de incrédulos presenciando milagres e se recusando a crer em Jesus. Pense nisso."

Eu o respondi: "Mano, eu desejo crer. Mas preciso encontrar uma maneira de fazer isso sem me sentir ridículo."
Foi quando o Wagner fez a pergunta-chave que me levou às lágrimas: "Shayllon, porque vc se sentiria ridiculo se cresse? Bom, quando eu era ateu, achava que ser cristão era cometer suicidio intelectual e, por isso, para mim crer era ridiculo. Mas descobri que estava enganado. Como eu já disse várias vezes, existem muitas evidências para se crer na veracidade da fé cristã. Se a fé cristã não pudesse ser defendida racionalmente, nenhum cristão iria querer entrar em debates públicos com filósofos ateus por medo de ser massacrado. Mas existem vários cristãos que conseguem defender racionalmente a fé, diante dos mais críticos ateus. Por isso que eu sugeri que vc lesse os debates do filósofo cristão Willian Lane Craig. Na minha opinião, ele se saiu melhor que os filósofos ateus em todos os debates que li."
E a pergunta martelava em mim. Por que crer seria tão ridículo? Já era madrugada. Olhei para a Bíblia Thompson que eu usava para encontrar as "contradições". Pela primeira vez na vida, eu a via com outros olhos.

Minha conversão não foi dentro de uma igreja. O Espírito Santo de Deus fez seu convencimento e testiticou a si mesmo dentro de meu quarto, quando eu estava sozinho. Ali mesmo, confessei meus pecados, em oração.
Eu ainda levei cinco meses para visitar alguma igreja. Mas foi um momento de intensa alegria declarar aos amigos da comunidade que eu havia me convertido.
Quando fiz isso, meus amigos ateus ergueram sobrancelhas. Eu era o líder da comunidade "Contradições da Bíblia", como poderia ter me convertido? A notícia correu pela internet.
Aquela comunidade de 600 membros, em menos de 6 meses, atingiu 7000 membros, e um ano depois, 12000 membros.

Meu testemunho passou a ser prova de que Deus usa qualquer coisa como instrumento, até mesmo o monitor de seu computador. Estamos a dois cliques de Deus. Inclusive, este testemunho já foi gravado através de ligação telefônica para divulgação em rede televisiva, através do programa Mistura Gospel, um programa de televisão para jovens que é veiculado através da Rede Super, uma subsidiária do Ministério Diante do Trono.

Hoje, sou o Moderador da Comunidade "Perguntas Cristãs Complicadas". O Wagner Kaba, irmão em Cristo que me fez a pergunta-chave, está criando um site de apologética(defesa racional da fé cristã) e me passou a sua comunidade. Eu, é claro, abandonei a Comunidade "Contradições da Bíblia".

Se você é ateu, eu somente peço que pense em uma simples pergunta: "Por que você se sentiria ridículo se crêsse?"

Após minha conversão, minha auto-estima foi resgatada, pois eu conseguia sentir Deus habitando em mim. Desta forma, fui curado da minha doença emocional, a psoríase. Não sofro mais de depressão, nem insônia, e parei de fumar. Deus restituiu minha vida em sete vezes mais. Passei em dois concursos públicos, escolhi um deles para trabalhar. Trabalho seis horas por dia, ganho bem, e estou muito feliz!
Ainda espero por uma mulher que venha me amar. Mas agora estou calmo, sereno, feliz, e a paz reina em minha vida, pois antes de qualquer ser humano, eu sei que Deus me ama!

Em 19/7/2005 por:
Shayllon Marinho Rocha Trindade
shayllon@gmail.com
Casa de Oração
Brasília / DF


Um grande abraço!!!

Valter Pitta

Nenhum comentário: