terça-feira, 21 de abril de 2009

Mudando o coração, para mudar o mundo

Porque do coração procedem maus os designios, homic[idios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. (Mateus l5.19).

E assim se alguém está em Cristo, é nova "
criatura; as coisas velhas já passaram, eis que sse tornaram novas ( "2 Coríntios 5;l7).



A Bíblia em vários textos nos mostra a importância do coração na vida do ser humano. Não o coração como orgão vital do corpo humano, mas como o centro de nossas decisões, "das motivações que determinam as nossas ações, o nosso comportamento e as inevitáveis consequências. Vivemos em um mundo conturbado em que podemos ver a degradação do ser humano: Guerras, imoralidade, ódio e ressentimentos nos relacionamentos, a violência "em suas mais variadas formas, o roubo e a fraude, as drogas, a destruição das familias. O homem desenvolve justificativas para suas "ações degradantes:

1) Se faz a guerra para promover "a paz";

2) Roubar, mentir e enganar é algo naturalpois afinal o mundo é dos espertos;

3) O homem se entrega aos vícios, a prostituição, ao adultério, pois o que conta é o prazer imediato mesmo que seja temporário.

Diante de tudo isso, nos deparamos com "outra questão: o homem quer mudar o mundo, atraves de mudanças políticas, sociais e econômicas. Quando na verdade o que ele precisa mudar é o seu coração, uma vez que segundo Jesus os fatores desagregadores presentes no mundo tem origem no coração do homem. O coração de onde procedem os maus desígnios, traz implicações danosas para o seu viver:

1) conduz o homem a inclinar-se para o "mal: Malivolência ativa(Provérbios 6:l4);

2) Não leva em consideração a existência de Deus(Salmos 53:1);

3) Não se conduz por referenciais absolutos de princípios e valores;

4) Não leva em consideração que suas "ações trazem consequências espirituais, uma vez que haverá de prestar contas a Deus de tudo quanto fez(Eclesiastes 12:13,14).

Diante da realidade dos maus designios que existem no coração do homem, qual a solução, qual a saída, o que fazer. A solução para termos um coração e uma vida transformada e nascermos de novo através de Jesus Cristo. Somente Cristo "pode transformar o coração do homem(2Coríntios 5:17).
Quando o nosso coração é transformado por Jesus, as implicações benéficas se fazem presentes em nosso viver:

1) Libertação da escravidão do pecado(Romanos 6:11,12);

2) Temos em Deus a razão maior de nosso viver e buscarmos fazer inteiramente a sua vontade(Jo 6:38);

3) Temos como referencial para o nosso viver a palavra de Deus e como modelo a Jesus Cristo, seguindo o seu exemplo, princípios e valores(1 Pedro 2:21);

4) Jesus ao transformar o coração do homem desperta o que há de melhor e mais nobre no ser humano: Justiça, caráter exemplar, honestidade, coração aberto para perdoar, paz;

5) Um coração transformado por Cristo, nos conduz a vida eterna.

Para termos um mundo melhor, "transformado, é necessário que tenhamos um mundo repleto de pessoas transformadas, integras, que amem a justiça, a vida, tenham paz nos corações, amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos. Termos um mundo melhor para se viver não é utopia, mas uma realidade que podemos alcançar através daquele que transforma corações: Jesus Cristo. A ele toda honra, glória e louvor. Pois ele é digno. Amém.

Pastor Celio Costa da Silva
prcelio@hotmail.com
Primeira Igreja Batista em Ibimirim
Ibimirim-Pernambuco



O Ide é com você!


VOLTAR

===========================================================
Últimas Notícias:



RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

===========================================================

Saia da rotina!
Coloque um pouco de aventura em sua vida

Nenhum comentário: