quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rece$$ão Espiritual!

Você sabe o que é recessão? Bolsa de valores? Bolsas da Ásia? Pois é! Há muitas coisas que as pessoas não sabem, mas recessão é o mesmo que um período em grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição que ocorre da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego. Há falências de grandes empresas a cada semana em todo o mundo e sempre em países de primeiro mundo. Isso é recessão!!!
Segundo o jornal “ECONOMIST” o Brasil voltará a crescer, mesmo com a queda de 0,08% do PIB no primeiro trimestre de 2009. De fato o Brasil está com um dos melhores resultados econômicos do mundo.
Falar dessa recessão é falar de algo técnico, material e passageiro de algo que perece e desaparece. Mas eu queria falar de uma recessão na vida espirtual. Aquilo que vamos perdendo e nos trazendo grandes prejuízos.

O QUE É RECESSÃO ESPIRITUAL?

1- É não manter o que Deus te deu. Os EUA, que sempre foram conhecidos como o maior país protestante do planeta, passa tanto pela recessão financeira quanto a espiritual. Uma cidade próxima de Nova York é proibido falar de Jesus, evangelizar, entregar folhetos até desejar Feliz Natal porque ofende e há multa se você não cumprir. Um advogado, ativista ateu, Michael Newdow, quer tirar a palavra Deus dos discursos de eleição dos presidentes americanos. Isso nos faz lembrar de Gálatas 3:1. “Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade...?” Você tem mantido o que Deus te deu?

2- Recessão espiritual é acrescentar joio ao trigo. No texto de Mateus 13 vemos a narrativa sobre o trigo e o joio. O joio está onde não deveria estar. Mas, joio também quer dizer algo que não deveria estar no meio da sua vida. Há pessoas que estão permitindo coisas, sentimentos, erros, impurezas e estão convivendo com tudo isso e com Deus também e está perdendo santidade, verdade, pureza, posicionamento. Isso é recessão espiritual!

3- Recessão espiritual é mudar para pior. A Holanda era um pais que Jesus era o centro, assim como os EUA, hoje está mudando para pior, pais onde seus jovens são liberados para fazerem sexo na praça desde que seja após às 18h e que use camizinha. Os paízes que estão mudando, a maioria está mudando para pior. As suas mudanças dignificam o nome de Jesus ou O envergonha?

4- Recessão espiritual é ser infiel. Há pessoas que amam o conforto, o bem estar da familia e isso não é errado. Estivemos em uma casa de praia de irmãos em Cristo, que é uma coisa de novela. Se você pode, compra. Mas você não pode achar que o compromisso da sua casa é mais importante que o compromisso com a Casa do Senhor. Ambos são importantes. Em Ageu 1:9 “Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? Disse o SENHOR dos Exércitos. “Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa”. Ser fiel a família e não ser a Casa de Deus , isso é recessão espiritual!

5- Recessão espiritual é não ter louvor. Há quem não tem louvor nos lábios. Você é do tipo que só adora, canta, agradece quando tem vitórias? O salmista diz: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo...” (Samos 34:1). E ai? Quando temos que louvar? “EM TODO O TEMPO!!” Se você não O louva em todo o tempo, você está vivendo com menos. Com menos amor, menos reconhecimento, menos humildade, menos adoração nos lábios. Se você vive assim você está em recessão espiritual.

Bom, não estou aqui para te colocar peso,mais do que você, talvez, carregue. Quero te propor uma avaliação não econômica mas espiritual pois se você “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, todas as coisas vão te ser acrescentadas” (Mateus 6:33). Se está em baixa é tempo de calar a boca com as murmurações, com a falta de louvor, com a deprtessão financeira e subir seu índice de “lucro” na presença de Deus. Viva este tempo de fato cheio do Espírito Santo, pois assim você passará qualquer crise de cabeça erguda e não acusado. “Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita mas tu não serás atingido” (Salmos 91:7).
Deus te ajude a ser rico na graça e na sabedoria assim você sempre terá lucro na vida espiritual e sem recessão!


Assim diz o Senhor.
Pr Valter Luis da Cruz Xavier
prvalter@comunidadebatistabr.com.br



VOLTAR

Nenhum comentário: