domingo, 30 de agosto de 2009

Caldas Novas – GO

















História

A origem das águas de Caldas Novas remonta a 600 milhões de anos quando um vulcão, hoje extinto, ainda expelia lavas incandescentes, cinzas e gases. Esteve em atividade por milhares de anos até se extinguir completamente. Com o passar do tempo, a erosão provocada pelas fortes chuvas e pelo vento, foi corroendo as bordas da cratera até aterrá-la completamente.

O calor e a grande pressão interna dos gases acumulados abriram rachaduras na base da montanha e por elas eram expelidos vapor d'água formando "geisers". Com a diminuição da atividade vulcânica e da pressão dos gases internos, os jatos de vapor também diminuíram e finalmente passaram apenas a jorrar água quente pelas trincas nas rochas em três locais distintos, distantes alguns quilômetros uns dos outros: Caldas Velhas, Pirapitinga e Caldas Novas. Somente em 1722 é que estas águas quentes foram descobertas.














Hoje, a cratera do vulcão é a Serra de Caldas; Caldas Velhas formam as fontes do município do Rio Quente, compreendendo o complexo turístico da Pousada do Rio Quente; Pirapitinga é onde se encontra a Lagoa Quente e Caldas Novas deu nome à cidade da qual estamos tratando.

Turismo

Caldas Novas é um dos mais importantes pólos turísticos do estado de Goiás e tende a se tornar um grande pólo turístico internacional. Sua infra-estrutura hoteleira conta hoje com mais de 80 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticados até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes.


















Além das águas quentes, atração principal da cidade, existem outros pontos turísticos que merecem destaque:

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas(PESCAN) foi criado em 1970 com o objetivo maior de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal, principal agente no desenvolvimento do complexo turístico e de lazer que se estabeleceu na região, fazendo dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, o maior complexo hoteleiro do mundo a utilizar estes recursos termais em associação ao turismo.

Sua proximidade urbana facilita o acesso da comunidade e dos turistas, o que conseqüentemente obriga a um controle da visitação, de forma que o Parque cumpra sua missão de preservador do Cerrado e do manancial hidrotermal, pois a Serra de Caldas é importante ponto de recarga deste manancial. Ao mesmo tempo em que promove a visitação, sem causar impacto negativo ao ambiente, o Parque é um agente ativo em Educação Ambiental junto à comunidade e espaço destinado à pesquisa do Cerrado.

Parque das Primaveras









está situado em um local privilegiado, ocupando 25 mil m2 de muito verde. Suas instalações estão moldadas à natureza, completando um cenário de rara beleza. Suas piscinas são servidas com águas termais, permanentemente renovadas. Um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cascatas, parque infantil enriquecem sua área de lazer.
Mais informações: (62) 3453-1268.

Jardim Japonês é um lugar de grande significado espiritualista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação dos vários componentes do Jardim. Horários de visitação: das 8h às 11horas e das 13h às 17 horas, todos os dias.

O Lago Corumbá









é considerado um dos melhores locais para praticar esportes náuticos, também é um local com natureza abundante proporcionando um passeio ecológico maravilhoso de barco, lancha ou Jet-ski.

Lagoa quente ou Lagoa de Piratininga









é um dos pontos Turísticos mais bonitos de Caldas Novas. A Lagoa Quente oferece toda infra-estrutura de camping, piscinas termais com nascente natural, quadras de areia e sauna.

:: Fonte: revistaturismo.com.br

Um comentário:

risleide@fofurahotmail.com disse...

Essa cidade é maravilhosa é uma dadiva de Deus eu amo essa cidade dizem que o rio de janeiro que é uma cidade maravilhosa eu discordo pois a cidade maravilhosa esta em caldas novas e o rio quente