domingo, 30 de agosto de 2009

Quando a emoção afeta a saúde

O médico já lhe disse que o que você tem é emocional? Não fique bravo (a): ele pode ter razão. As pesquisas vêm mostrando que várias doenças -mais do que se pensava antigamente - têm origem nas emoções. “A doença surge por falta de sincronia entre os sistemas do corpo”, diz o pesquisador austríaco Fritjof Capra.















De acordo com os estudiosos, o acúmulo de emoções negativas prejudica o bom funcionamento do organismo, abrindo caminho para as doenças. A boa notícia, segundo os especialistas, é que a força da mente também pode ser mobilizada para curar doenças. Para isso, basta aprender a identificar e eliminar as emoções negativas, trocando-as por pensamentos e sentimentos positivos. “O segredo é adotar atitudes que revitalizem seu sistema de defesa”, diz o médico norte-americano Carl Simonton, especialista no tratamento de câncer.

Doenças de origem emocional

Na lista das doenças de origem emocional, estão algumas bem corriqueiras, como dores de cabeça, ao lado de outras menos comuns, como a esquizofrenia. Entre as principais causas de emoções negativas estão a sensação de ser rejeitada, o fato de ser alvo de críticas agressivas, carência, medo sem motivo e sensação de impotência. Se você sofre alguns dos males abaixo, vá atrás de um especialista e descubra se a causa não é o que você sente...












. Cardiovasculares: Infarto, hipertensão, derrame, arritmias;
. Dores crônicas: TPM, fadiga, dores de cabeça;
. Dermatológicas: Dermatite, queda de cabelo, psoríase, herpes, vitiligo;
. Endócrinas: Diabetes tipo 2, distúrbios de tireóide, hipoglicemia;
. Gastrointestinais: Diarréia, gastrite, úlcera;
. Respiratórias: Asma, rinite alérgica;
. Imunológicas: Lúpus, artrite reumatóide;
. Psicológicas: Depressão, esquizofrenia, síndrome do pânico;
. Sociais: Dependência química.

A partir de agora, corte o sentimento de raiva, rancor e sensação de abandono da sua vida e do seu pensamento para não ter uma doença mais tarde.

:: Fonte: www.mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário: