sábado, 12 de dezembro de 2015

A importância da determinação na caminhada cristã

“Suba as mais altas montanhas, atravesse os mais caudalosos rios, enfrente as mais temíveis tempestades. Mas jamais desista...”.


Determinação é a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las. A origem da palavra vem de Determinare, ou seja, chegar ao fim e de modo literal quer dizer “colocar limites”. Uma pessoa determinada é aquela que chega ao fim do que ela mesma delimitou. Aceitando a fé cristã, tal conceito transforma-se, à pessoa, não mais ligado somente a si, e, sim, em prol de Jesus, executar ações, projetos e resultados para obra do grande mestre, família e vida pessoal. Movendo-se por uma vontade inquebrantável de atingir objetivos.

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2). Cristo traz-nos significado, sentido de propósito, motivação para um viver além do aqui e do agora. Jonathan Edwards se expressa consoante a isto: Resolvi que farei tudo aquilo que seja para a maior glória de Deus e para o meu próprio bem, proveito e agrado, durante todo tempo de minha peregrinação, sem nunca levar em consideração o tempo que isso exigirá de mim, seja agora ou pela eternidade afora. Resolvi que farei tudo o que sentir ser o meu dever e que traga benefícios para a humanidade em geral, não importando quantas ou quão grandes sejam as dificuldades que venha a enfrentar.

É necessário persistir em situações diversas. Possuir e demonstrar paixão, dedicação; desenvolver planejamento e executá-lo da melhor maneira possível. Apenas os determinados conseguem chegar ao final da caminhada obtendo êxito.


A palavra de Deus fala de uma mulher que há doze anos padecia de uma hemorragia. Ela tinha gastado tudo o que tinha a fim de receber a sua cura. A Bíblia diz que ela padeceu na mão de vários médicos, mas nada a melhorava; muito pelo contrário, ela ia de mal a pior. Um dia, Jesus estava passando perto de onde ela morava, e, sabendo da fama que Ele tinha, ela pensou: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”. Assim, rompendo a multidão que cercava o Mestre, vindo por trás, tocou-lhe, e, imediatamente, foi curada. Foi determinada. Obteve - devido a sua fé e perseverança no Senhor - a benção.

Deus permitiu que Satanás agisse contra Jó, destruindo seus bens, seus filhos e sua saúde. Mesmo sendo um servo de Deus, ele sofreu perdas terríveis. Precisou suportar o sofrimento durante algum tempo, porém não perdeu a fé. Este foi o segredo da sua vitória. “O Senhor virou o seu cativeiro, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía” (Jó 42.10).

Davi teve que aprender por diversas vezes a esperar no Senhor e crer na sua solução, ele não desistiu dos seus sonhos, mas aprendeu a perseverar em Deus. (Salmos 42 e 62).

Pedro já havia tentado pescar durante toda a noite, imagine quantas vezes que ele já tinha lançado as redes! Mas quando Jesus deu a ordem para que ele lançasse-as novamente, não hesitou, e pescou uma grande quantidade de peixes, possivelmente, tenha sido a maior pesca de toda sua história. (Lucas 5.1-11).

O apóstolo Paulo tinha seus olhos fixados na meta e não se desviava de seu objetivo. Sofreu prisões, torturas. Entretanto manteve-se perseverante, conquistando muitas almas para o Senhor. Ele inspirou-nos, assim como o foi pelas histórias do antigo testamento. Disse no livro de Hebreus: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta; olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12.1-2).



Prosseguir firme e decididamente fará com que você se torne uma pessoa capaz de fazer uma enorme diferença, não apenas na sua vida, mas na de muitos ao seu redor. Segundo o livro de Efésios 6:13-17, o cristão necessita manter-se firme diante dos obstáculos da vida: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus".

Demandamos de coragem, fé e perseverança para seguir os passos de Jesus, caminhando por onde Ele quer que caminhemos, e renunciando todas as coisas que o mundo oferece, combatendo o bom combate espiritual. Municiamo-nos com tais poderosas armas, para obter preparo perante os combates cotidianos.

Necessitamos guerrear com as roupas da determinação, calcar os pés com a coragem, fazer da certeza, nosso escudo, a fé como espada. Não abaixar a guarda, mesmo sentindo ora frio, ora o calor; não oferecer trégua aos inimigos, manter-se sempre alerta. Deus, nosso general, nunca perdeu uma guerra. Sua ordem é avançar. Disse o Senhor a Moisés, em Êxodo 14:15: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”.

 Você pode realizar muito, mas muito mais do que você imagina. Seja confiante e persistente para seguir em frente a despeito dos obstáculos. Hajamos, pois, como em João 4:3: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

Fonte: Elisandro Schneider da Cunha Portal Educação(www.portaleducacao.com.br ) /
 Fran Christy(www.excellencestudio.com.br) /
Sigmar Sabin (www.bomdiahoje.com.br) / Mariana Paulon(www.administradores.com.br) /
 Pr. Anísio Renato de Andrade(WWW. lagoinha.com) /
Nélio da Silva(www.encorajamento.com) / Pastora Elza Carvalho(www.estudos.gospelmais.com.br)

Um comentário:

Raitler Matos disse...

muito bom o trabalho que vc desenvolve. Vc tem Facebook? gostaria de manter nesse contato. Qualquer contato e solidariedades, o meu face é mais facil: Raitler matos. Paz a ti e aos teus.