segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O segredo de José do Egito


1. BENÇÃO E SABEDORIA


José foi escolhido para tirar o povo de Deus da miséria, e Deus o escolheu porque o Senhor viu o quanto Seu povo precisaria de um homem como José para que não morresse na miséria.
A maioria da igreja hoje é pobre, mesmo tendo a legalidade do Pai para serem herdeiros de Sua riqueza. Mas a infantilidade e a falta de conhecimento mantêm a Igreja na pobreza, cumprindo exatamente o que está escrito:

“Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo” [Gl 4.1 – NTLH].

O Senhor deu a José instrução e sabedoria para adquirir riqueza e foram as riquezas que ele adquiriu que salvaram o povo de Deus de serem dizimados pela fome. José tinha mais do que a benção de Deus; ele também tinha sabedoria de vinda de Deus. Muitos pensam que somente a benção os fará enriquecer, mas a Palavra nos ensina a querer a benção e pedir sabedoria! Veja:

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” [Pv 4.7].

“Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela” [Pv 8.11].

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” [Tg 1.5].

Tenho aprendido com o Espírito Santo que já tenho a benção, porém a falta de sabedoria me faz desperdiçar essa benção. José foi escolhido e abençoado pelo Senhor; mas quando olhamos para a vida dele no Egito, descobrimos que a sabedoria e instrução operavam na vida dele [Gn 41.33-42]. José tinha mais do que benção e revelação – Ele tinha a sabedoria de Jesus:

“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” [Cl 2.3].

Muitos na igreja hoje buscam desesperadamente a benção de Jesus, entretanto nunca buscam a Sua sabedoria. Muitas vezes buscamos a benção financeira desesperadamente, mas depois de encontrá-la a desperdiçamos como fez o filho pródigo, simplesmente por não termos a sabedoria para manter e multiplicar a provisão.
Precisamos entender que a benção me dá direito à riqueza, mas a sabedoria me dá o poder de adquiri-la, conservá-la e multiplicá-la. A verdade é que o homem mais rico que já houve na face da Terra (Salomão) também foi o mais sábio.


2. COMO JOSÉ ENRIQUECEU O EGITO?


REVELAÇÃO + AÇÃO

Tudo começa no agir sobrenatural de DEUS. A unção fala ao nosso coração. Enriquecemos porque Ele está conosco, Ele está a nosso favor. Em qualquer situação em que José era colocado, Deus estava com ele. Essa é a diferença entre o ímpio e o crente.
Sempre que Deus age, Ele ESPERA PELA NOSSA AÇÃO. A fé sem as obras é morta. A maioria da igreja recebe revelação, mas não age de forma correspondente. Sempre que DEUS fala esperamos com os braços cruzados e dizemos: “Ele vai fazer”. Quando, porém, o Senhor mostrou algo para José, ele em seguida lançou mão da sabedoria para fazer um plano de ação. Muitos alegam que “se Deus falou, Ele vai fazer”, e então cruzam os braços esperando durante vinte, trinta anos, e nada acontece, porque Deus está esperando eles agirem conforme o que Ele falou, pois isso é fé.
O que a maioria da igreja precisa aprender é que a fé não é letárgica, mas ativa. Na Bíblia, podemos observar que quando Deus falou algo para alguém, logo vem uma atitude em resposta àquela palavra de Deus: Abraão saiu de Terá, Moisés saiu do Egito, Davi foi para a guerra, Esdras e Neemias saíram da babilônia, Abraão ofereceu Isaque...
O maior problema da igreja mística é defender a letargia como algo profundamente espiritual. Se essa doutrina fosse verdadeira não seria justo Deus me julgar, pois tudo que não estivesse feito seria porque Ele não fez! Mas, ao contrário disso, a Palavra de Deus diz que seremos julgados por tudo que tivermos feito através do corpo, e a bíblia diz “tudo” não só “pecados cabeludos”, mas qualquer ação feita pelo corpo.


INTELIGÊNCIA E SABEDORIA

Os maiores investidores deveriam bater palmas para José, pois enquanto alguns se desesperaram com a noticia de um tempo de fome e miséria que viria, José achou ali a oportunidade de enriquecer mais ainda. O perdedor vê na crise o seu fim; o vencedor encontra a oportunidade de adquirir mais riqueza.

José aproveitou o tempo em que havia trigo abundante no mercado para encher seu celeiro comprando a um preço muito barato. Depois, quando havia escassez, ele vendeu o trigo armazenado às nações, por um preço elevado. As pessoas vinham ao Egito com tanta fome, que davam suas fortunas por um saco de trigo. Esse é o segredo dos maiores investidores ricos: compram na baixa do mercado e vendem quando o mercado aquece. Compram as ações que hoje não valem nada, mas que amanhã valerão fortunas.
A causa de não enriquecermos, é porque ao invés de investirmos, comemos tudo que Deus nos dá. José aproveitou o tempo de fartura e não comeu toda a fartura. Ao invés disso, José tomou a quinta parte e acumulou; depois, José vendeu o trigo quando ele se tornou valiosíssimo, e assim multiplicou o que Deus havia dado a ele.


3. O QUE É NECESSÁRIO PARA SE TER O SUCESSO DE JOSÉ?

a) Ouvir a revelação do Espírito;

b) Ter inteligência e sabedoria para fazer um plano que estará baseado no que Deus disse;

c) Agir;

d) Não ter medo de agir e de fazer o que ninguém está fazendo;

e) Não perder as oportunidades por insegurança e medo

f) Estar sempre disposto e pronto a mudanças.


Pra. Gleiva Rodrigues

2 comentários:

Unknown disse...

é estou qualificada como na maioria dos crentes estão no fundo do poço, na lama hoje o meu bem maior é minha salvação, minha família e minha saúde, esses três são a maior benção de Deus em minha vida! Porque outrora era empresária bem sucedida, agora não tenho condições nem de pagar a água da casa que alugo que tbm está atrasada, estou com o escritorio já em outro lugar mas não consigo abrir as portas porque não consigo pagar a internet, perdi tudo que tinha de bens materiais, loja, carro, chácara, tudo isso porque fui BURRA e como diz o texto acima comi tudo, sem deixar reservas, peço que O Senhor Jesus tenha misericórdia de mim e me dê forças e SABEDORIA para voltar a lutar e reconquistar tudo que perdi de material, isso se Ele não voltar antes para nos Buscar.

Unknown disse...

Palavra muito forte revelação e ação.