sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Toque do Shofar


Apesar da modernização, um dos instrumentos de sopro mais usado pelo homem- o Shofar- continua sendo muito utilizado, tanto na Igreja como em Jerusalém.

O Shofar é feito de chifre de animais considerados puros, denominados Casher. Eles estão relacionados no livro de Deuteronômio 14:3 em diante. O chifre do boi é a única exceção. Apesar de ser encontrado na lista dos animais puros, o seu chifre não é utilizado. A exceção se deve ao fato ocorrido no deserto, quando Moisés subiu ao monte para receber as tábuas da lei. Como Moisés demorou-se a descer o povo impaciente pediu que Arão criasse um deus para que eles o adorassem. Um bezerro foi a figura desse falso deus. Podemos encontrar esse relato no livro de Êxodo, capítulo 32 em diante.

Normalmente, se usa o chifre de Carneiro, para lembrar a passagem de Abrão e Isaque, seu filho. Como Abrão não podia ter filhos, pois já era avançado em idade, Deus lhe prometeu Isaque, concebendo-o através de um milagre. Após alguns anos o Senhor provou a fé de Abraão requerendo seu filho. No momento de sacrificá-lo Deus interveio, impedindo-o, no instante exato do sacrifício. Ao olhar para trás Abrão viu um carneiro preso pelo chifre entre os arbustos e assim ele ofereceu esse carneiro em lugar de Isaque, Gênesis 22:1 em diante. Essa passagem nos trás uma significação muito especial. Além do chifre de carneiro, o chifre de antílope também é utilizado.
O Shofar precisa ser curvo, simbolizando que devemos nos humilhar perante o Senhor. Não há qualquer tipo de ornamento interno. Os ornamentos poderão ser colocados na parte externa, desde que não haja perfuração em sua parede. Como ele representa humildade, não deve ter adornos de ouro nem de prata e seu interior tem que permanecer intacto.
Muitas vezes ficamos ocupados com o nosso cotidiano e ficamos indiferentes aos verdadeiros objetivos de nossa vida. Ao ouvir o chamado do Shofar nos despertamos. Somos levados ao arrependimento. O toque do Shofar nos faz lembrar que nunca é tarde para recomeçar.

O som do Shofar é uma prece sem palavras, e um alerta à Igreja para lembrar que o dia do julgamento celestial esta próximo. O som diz: “Voltai-vos para Deus, arrependei-vos. Olhai para dentro de vós, abandonai os caminhos errados e os maus pensamentos. Voltai-vos para Deus, para que Ele tenha misericórdia de vós através de Seu cordeiro. Jesus Cristo”. (Yeshua Há Mashiach).

Há vários momentos na Bíblia em que o Shofar é mencionado. Infelizmente, em algumas traduções encontramos “trombetas” e “buzinas”. A Trombeta é um instrumento totalmente diferente. Feita de prata ou de cobre, é chamada de Chatsitserot em Hebraico. Tem um cúbito de comprimento, a parte de cima é estreita e vai ampliando progressivamente até o fim. É mencionada pela primeira vez na Bíblia em Números 10:2. O uso de trombetas foi ordenado por Moisés. Contudo, Josué e Gideão não fizeram uso de Trombetas e sim, de Shofar.
A menção do Shofar aparece pela primeira vez em Êxodo19:13, no evento onde o Eterno Deus desceu ao Monte Sinai. Ele desceu ao monte com trovões e relâmpagos, uma nuvem espessa estava sobre o Monte Sinai e o som de Shofar muito forte estremeceu todo o acampamento. Diz os estudiosos da Bíblia que nesse momento o monte saiu do chão e ficou levitando, ele fumegou. Uma fumaça subiu como fumo de fornalha e o monte tremia. O som do Shofar ia se propagando e crescendo em volume. Moisés falava e Deus respondia pelo som do Shofar. Até que Deus chama Moisés e Arão ao monte, e nesse momento, dá ao Povo Judeu os 10 mandamentos. Por causa desse evento, todas as vezes que um judeu ouve o som do Shofar lembra-se da Voz do Eterno.
Outro evento onde o Shofar foi usado está em Josué capítulo 6. Josué obedecendo a Deus, juntamente com o seu povo, circulou a muralha uma vez ao dia e no sétimo dia rodeou sete vezes ao toque de Tekiyá (primeiro toque do Shofar) e ao grito dos soldados, as muralhas de Jericó caíram.
Um terceiro evento que não posso deixar de mencionar está na passagem encontrada em Juízes 7:16 a 22. Gideão depois de fazer algumas provas com Deus reuniu cerca de 32.000 homens para guerrear. Porém, o Senhor mandou primeiramente os medrosos de volta, que eram cerca de 22.000 homens, e depois fez um teste com aqueles que ficaram. Gideão mandou que os 10.000 que restaram descessem às águas para beber. Aqueles que lamberam as águas como cão, foram dispensados. Restaram então, somente 300 homens. Esse foi o exército com o qual Gideão rodeou o acampamento dos Midianitas, com um Shofar e um cântaro na mão. Dentro desse cântaro havia uma tocha. Ao toque do Shofar, eles quebraram os cântaros e gritaram: “Espada pelo Senhor e por Gideão!”. Nesse momento Deus fez com que a espada do inimigo se voltasse uma contra a outra e deu vitória a Gideão. Com isso o povo de Deus se viu livre dos Midianitas.
Ainda hoje, o Senhor nos convoca a tocar o Shofar e tem levantado no mundo todo tocadores (B’all Tokêa) como um Ato Profético, não só para o povo Judeu, mas, para toda a Igreja.
Existem três toques que tem os seguintes significados:

1) TEKIYÁ = Levantar = Oração (1º Pilar).
É um som contínuo, como um longo suspiro. Simboliza o amor de Deus por nós. Anuncia-nos Deus como Rei do Universo. É um som que nos leva a levantar e orar, buscando a presença Dele. Quando os judeus estavam no deserto, no momento desse toque, levantavam seu acampamento.

2) SHEVARIM = Queimar = Adoração (2º Pilar).
São três sons interrompidos, como soluços. Esse som nos conecta a Deus através de gritos soluçantes de um coração desejoso e humilde reconhecendo-O como soberano e único Deus. Nesse momento, no deserto, o povo pegava todo o lixo e colocava no meio do arraial para ser queimado. Para que o inimigo não pudesse usar esse lixo, como arma contra o povo de Deus. É o momento em que o Senhor nos vê através de Jesus (Yeshua). Devemos nesse momento agradecer ao Senhor por Seu Filho que através do Seu sangue queima todo o nosso pecado.

3) TERUÁ = Marchar = Pregação (3º Pilar).
Composto por nove ou mais toques curtíssimos, como suspiros entrecortados em meio ao pranto, a nos despertar de nosso sono espiritual, nos fazendo lembrar que devemos levar a Palavra de Deus a todos aqueles que ainda não O conhecem. Nesse momento, no deserto, o povo de Deus marchava. A igreja não pode ficar parada, tem que marchar, pois como o Senhor Yeshua mesmo disse: “Eu Sou o Caminho...”. Nunca devemos ficar parados em um caminho, ele foi feito para andarmos. E por que não dizer, marcharmos em direção às pessoas com a Palavra da Verdade. Esse toque também era usado para intimidar o inimigo anunciando a vitória. Dizem os estudiosos da Bíblia que nesse toque o Senhor levanta-Se do trono da Justiça e se assenta no Trono da Misericórdia.
É importante que a igreja conheça o som do Shofar. Em I Coríntios 14:8 o apóstolo Paulo disse: “Pois também se o Shofar der um som incerto, quem se preparará para a batalha?”. Outra referência para a igreja esta em I Coríntios 15:51 a 55 que diz “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar do ÚLTIMO SHOFAR. O Shofar soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Outra referência importante esta em I Tessalonissenses 4:16 e 17 que diz “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo, e ressoado o Shofar de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados com eles, entre as nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”. Haverá um dia, Igreja, que o som de Tekiyá ecoará pelos céus e acontecerá o momento tão esperado por todos. Seremos arrebatados e ficaremos eternamente ao lado do Senhor. Aleluia!
Igreja, não se intimide! Toque o Shofar como Ato Profético em seus eventos, em manifestações na igreja, mostrando a todos que o nosso dia esta próximo. E mostrando, principalmente, a Satanás, que os dias dele estão todos contados.

MARANATA. ORA VEM SENHOR YESHUA!
Antonio Carlos Alberto Ferreira
Líder do Ministério Brit – Uma Aliança com Deus
Site: www.ministeriobrit.com.br
E-Mail: brit@ministeriobrit.com.br

Saiba mais sobre o Shofar:www.shofarprofetico.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu irmão pela força, tb vou colocar seu link no meu
Deus te abençoe sempre!!!!!