domingo, 18 de maio de 2008

Dicas para uma boa trilha

Dicas importantes

1) Antes de entrar na trilha, avise ao guarda de plantão ou peça permissão à direção do parque.
2) Ao percorrer qualquer trilha, tenha certeza dos riscos inerentes à atividade como quedas, mordidas de animais e acidentes diversos que, em casos extremos, podem causar a morte. Além disso, apesar de algumas trilhas possuírem sinalização, existe sempre a possibilidade de se perder na mata. Procure percorrer as trilhas acompanhado de um guia especializado e com conhecimento do trajeto e das éticas ecológicas.
3) Não jogue lixo nas trilhas. Não remova flores. Não danifique a vegetação. Não moleste os animais. Não jogue fora a guimba de seu cigarro - Além do perigo de incêndio, lembre-se que o filtro é altamente tóxico, pode ser ingerido por algum animal e leva cerca de vinte anos para se decompor.
4) As trilhas são condutos naturais de escoamento pluvial. Não contribua para aumentar um problema que por si só já é grave. Evite a tentação de cortar caminho. Não pegue nem construa atalhos.
5) Não traga animais domésticos para o Parque. Eles são portadores de doenças não conhecidas pelos animais selvagens, além de soltarem cheiros característicos afastando os "moradores" locais de seu habitat. Portanto, esta não é uma atitude ética em relação ao meio ambiente.
6) Respeite seus limites e os dos outros. Jamais percorra trilhas à noite. Leve sempre um relógio e calcule a caminhada considerando o tempo necessário para a volta, dando uma margem de segurança de pelo menos duas horas entre o horário previsto para o final do passeio e o horário do pôr-do-sol.
7) Carregue sempre uma mochila com água, anorak (casaco corta-vento), comida extra, repelente contra insetos, saco de lixo, roupa para frio, lanterna com pilhas extras, primeiros socorros, apito (para resgate), mapa e bússola, caso saiba usar. Se não souber, esteja SEMPRE acompanhado de um guia experiente.
8) Durante o verão, as chuvas fortes podem obstruir os caminhos. Esteja atento a elas. Também preste muita atenção em tempestades elétricas. Raios podem matar!9) No inverno, o frio pode causar hipotermia se você não estiver bem preparado. E hipotermia também pode matar!!

Dicas de preservação

Trilhas: - Ande sempre nas trilhas e evite os atalhos. Você estará preservando a região de erosões. Não faça nem desmanche qualquer sinalização. Deixe tudo como você encontrou.
Incêndios: - Não faça fogueiras e desencoraje quem quiser fazê-lo. Para cozinhar, use fogareiros especiais para uso ao ar livre. Se quiser fazer churrasco, procure locais pré determinados para tal. Não solte balões. Não jogue fora pontas de cigarros ou fósforos, mesmo que apagados.
Lixo: - Traga sempre seu lixo de volta! E, de quebra, recolha os lixos deixado por pessoas insensíveis. Não enterre o lixo, que pode contaminar o solo. Despejar resíduos na natureza acarreta sérios danos ao meio ambiente, poluindo as águas e contaminando o solo. O lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico etc) também é poluente, além de se correr o risco de introduzir novas espécies (sementes de frutas, por ex.) em um ecossistema já tão frágil e delicado . Por isso, jogue o seu lixo nas lixeiras e jamais o abandone nos locais que visitar. Lembre-se: "Não tire nada a não ser fotografias e não deixe nada a não ser pegadas". Você também é responsável!
Necessidades fisiológicas: - As necessidades fisiológicas humanas contaminam as águas, tornando-as impróprias para consumo. Em caso de necessidade extrema, afaste-se mais de 30 metros de qualquer curso d'água e enterre tudo a 20 cm no solo. Traga o papel higiênico de volta!
Ruídos: - Não grite, não use aparelhos de som nem instrumentos musicais ruidosos. Os animais locais não estão acostumados.
Solo: - A retirada clandestina de solo vegetal, solo da mata, pedras, saibro, areia, etc também é proibida. Ajude a preservar e controlar.
Shampoos e sabonetes: - Ao tomar banho nos cursos d'água, não utilize produtos químicos NEM BIODEGRADÁVEIS. Além de poluírem a água, eles se acumulam nas margens dos rios, poluindo a vegetação.
Flora: - Retirar qualquer vegetação de parques nacionais é crime ambiental. Ajude você também a preservar, denunciando caso presencie a retirada de qualquer tipo de flora, que deve permanecer intocada, assim como as flores e frutos, que não podem ser colhidos. Não escreva nem pixe em pedras, árvores, postes ou prédios.
Fauna: - A perseguição ou caça de animais é proibida. Evite fazer barulho que os afugente ou perturbe. Também não traga animais domésticos porque, além de não pertencerem a este meio ambiente, podendo causar sérios distúrbios na fauna local, estes animais poderão trazer consigo vírus, parasitas ou doenças indesejáveis que os animais selvagens não conhecem. Alimentar animais selvagens também acarreta problemas, viciando-os em comidas industrializadas e desacostumando-os a caçar.
Oferendas: - Não deixe oferendas nem velas acesas, que podem causar incêndios. Manifestações religiosas, políticas etc não são permitidas nos limites do parque.

2 comentários:

Ivaneide Pitta disse...

Olá, primo!

Tudo bom com você?
Não te vi no sábado...
Deus te abençoe!

Ivaneide

Line Aragão disse...

Suas dicas sobre trilhas estão ótimas, eu amo fazer trilhas mas eu ainda não tinha acordado pra algumas coisas q vi aqui...Parabêns e obrigado!!
Kaline Aragão