
Lembra aquela dorzinha nas costas que lhe perturba há tempos? Ou então aquele incômodo no ombro e no pescoço que lhe atormenta dias a fio? Você já parou para pensar que o modo como você senta, deita e pára em pé podem ser os grandes vilões dessa dor que não tem fim?
"As posturas do dia-a-dia, normalmente, são repetitivas e se realizadas de forma inadequada podem levar ao aparecimento de dores e desconfortos físicos devido à sobrecarga muscular", explica a fisioterapeuta Amélia Pasqual Marques, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro da diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Quem senta errado, com pernas cruzadas e com as costas curvadas, por exemplo, corre sérios riscos de sentir dores na coluna. "Essa pessoa que senta errado está sobrecarregando os discos intra-vertebrais da coluna. Com o tempo, esse disco vai perdendo sua forma original, ele vai se deformando", explica o ortopedista Lafayette Lage, especialista em quadril e medicina esportiva.
Para quem trabalha durante todo o dia na posição sentada, alguns cuidados podem ajudar na correção postural, diminuindo dores e possíveis lesões na coluna. Segundo Lage, esse profissional deve fortalecer os músculos do chamado colete natural. "A pessoa tem que fortalecer o abdome, os músculos pára-vertebrais, que seriam os músculos das costas, e os glúteos", ensina. Com a musculatura fortalecida, os músculos dessa região ficam 'preparados' para absorver o peso do tronco e da cabeça. "Assim, o peso não sobrecarrega os discos. Esses músculos agem como verdadeiros amortecedores da coluna", conta.
Mas não é somente sentado que se corre o risco de estar com a postura errada. "Em pé, é importante que a pessoa divida o peso entre as duas pernas, evitando o apoio prolongado em uma delas. Ela deve ainda executar pequenas modificações na postura", explica Amélia. A fisioterapeuta lembra ainda que quando deitado, o ideal é que se assuma uma postura com a cabeça apoiada em um travesseiro que mantenha seu pescoço reto.

Se você sente dores freqüentes nas costas, ombros e pescoço, o ideal é que um especialista seja procurado para avaliar o caso. No entanto, vale guardar uma dica da fisioterapeuta Amélia Pasqual Marques. "A postura correta gera menos cansaço, ou seja, o cansaço excessivo é indicador de sobrecarga ou inadequação na postura", finaliza.
Fonte:www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário