terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ceará: terra do sol

Com 570 quilômetros de litoral divididos entre 120 belas praias, o Ceará representa um dos destinos mais quentes do Brasil. Nesse Estado que reúne paisagens inesquecíveis, culinária local excelente e população acolhedora e bem-humorada, o sol brilha a 30 graus de temperatura por pelo menos oito meses ao ano.

Sua capital, Fortaleza, disputa com Salvador o título de cidade mais moderna do Nordeste. Nela edifícios de arquitetura arrojada convivem de forma harmoniosa com casas construídas no início do século. Suas praias, com calçadões repletos de aconchegantes barzinhos e quiosques, vida noturna agitada e bons hotéis atraem turistas do mundo inteiro.

Boa parte das pessoas que vêm a Fortaleza usam a cidade como base para explorar as praias cearenses mais afastadas, tidas como as maiores estrelas do Ceará. Jericoacoara, Canoa Quebrada e Lagoinha figuram entre as preferidas dos amantes de locais paradisíacos. Seja qual for a localidade, italianos, franceses, suíços e portugueses que vêm passar as férias no Ceará não querem voltar para casa - e de fato muitos permanecem ali.

A geografia do litoral cearense segue no sentido leste-oeste. Na costa leste, praias repletas de coqueiros oferecem fontes naturais,falésias, areias coloridas e os melhores hotéis. Aqui as rodovias seguem próximas às praias faciltando o acesso. Na costa oeste, pontilhada por graciosas aldeias de pescadores, os visitantes se encantam com as dunas de areias claras e lagoas de beleza sem igual.

Neste trecho, onde as estradas costumam ser direcionadas ao interior, que conta com belíssimas serras, o litoral fica mais difícil de ser alcançado e os turistas têm duas opções: cruzar estradas mal conservadas ou se aventurar em veículos 4 x 4 pelas praias e dunas. A beleza mesclada à aventura nestas regiões são de tirar o fôlego.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: