quarta-feira, 8 de julho de 2009

Doenças Alérgicas

















A asma, popularmente conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que costuma acometer crianças e adultos suscetíveis. Essa inflamação pode causar chiado, falta de ar e tosse, especialmente durante a noite ou pela manhã.

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal, que ocorre normalmente após exposição a alérgenos, tais como, poeira doméstica, ácaros ou fungos. E é caracterizada pela presença dos seguintes sintomas: prurido nasal, espirros, obstrução nasal e coriza. Embora não seja uma doença grave, pode se tornar muito incômoda e acarretar um forte impacto na qualidade de vida, no trabalho, nas aulas e no convívio social.

O aumento da incidência das doenças alérgicas no inverno está ligado ao fato das pessoas permanecerem mais tempo em lugares fechados, facilitando a propagação de infecções de vias aéreas superiores. Além disso, o uso de edredons, cobertores e agasalhos guardados por longo tempo e o aumento da concentração de poluentes no ar favorecem um maior desenvolvimento de ácaros e fungos.













Para prevenir devemos manter nossas casas bem arejadas e ventiladas, limpar a casa diariamente com pano úmido, evitar acúmulo de objetos no quarto que dificultem a sua limpeza, lavar as roupas guardadas antes de usá-las, manter uma alimentação saudável e tomar vacina contra gripe.

Aos pacientes que já fazem uso das medicações preventivas, a recomendação é manter, mesmo que estejam bem, e consultar seu médico regularmente. Vale lembrar que a alergia não é uma doença exclusiva do inverno e que dever ser tratada sempre de forma preventiva.

Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: