quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sabedoria, conhecimento e habilidade












Se você quer ser um líder de êxito precisa descobrir o que é sabedoria, o que é conhecimento e o que é habilidade. Esse três fatores se entrelaçam no texto de Provérbios 24:3, mas vamos dar um definição exata para que você aprenda a edificar sua casa, sua igreja, suas finanças, seus relacionamentos.

Conhecimento

Revelação é algo que estava oculto e foi trazido à luz, portanto, conhecimento significa entendimento trazido para fora, descoberto. Essa geração é a geração que mais possui o maior volume de conhecimento da história. Nós chegamos a um acúmulo de civilização e tecnologia como nunca houve.

Está no livro de Daniel 12:4 que nos últimos dias o saber se multiplicaria , porém, me espanta ver uma geração com tanto conhecimento e tão pobre de sabedoria. Como se pode conhecer tanto e saber tão pouco? Conhecimento não tem nada a ver com sabedoria. Conhecimento é acúmulo de informação, de coisas que foram descobertas. A nossa geração é uma geração néscia, mas cheia de conhecimento!














Sabedoria

Conhecimento vem do homem, mas sabedoria não. Você já notou o quanto a Bíblia fala sobre sabedoria? Você já se dispôs a estudar os versículos que falam sobre ela? O capítulo três de Provérbios é uma boa referência. Deus criou o universo com sabedoria, com entendimento e com habilidade. E essas três coisas fazem diferença na sua vida. Conhecimento é humano. Sabedoria é divina. Sabedoria é a humildade que abre você para pesquisa. Sabedoria é a humildade para aprender.


Habilidade

Habilidade é o que arremata a situação. Se você tiver sabedoria e conhecimento, mas não tiver habilidade, você não vai traduzi-los com sucesso em resultados. Habilidade é a capacidade de usar a sabedoria e o conhecimento. Habilidade é a inteligência, a capacidade de colocar as coisas no foco. Às vezes você tem sabedoria, tem muito conhecimento, mas não tem habilidade de focar, de colocar no ponto para acertar o alvo.

A habilidade de Jesus era uma coisa sobrenatural. Ele tinha habilidade para trazer respostas, para acertar a fenda do coração para usar o conhecimento na hora certa, no momento exato, e com humildade. Habilidade é a capacidade que faz a diferença e tira você do ordinário.

Por Bispo Rodovalho
Sara Nossa Terra

Nenhum comentário: