terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ilhéus – Bahia

As belezas naturais e a magia de Ilhéus foram os dois ingredientes fundamentais para consolidar o principal pólo turístico da Costa do Cacau e o terceiro da Bahia. A cidade recebe por ano uma média de 220 mil visitantes e conta com uma infra-estrutura de 193 hotéis e pousadas. A470 km de Salvador, a Ilhéus oferecemais de 80 km de praias, tanto para o norte, como para o sul da cidade.










Ilhéus tem histórias sobre os coronéis e cacau. Ainda existem algumas fazendas de cacau que, inclusive, podem ser visitadas, assim como a fábrica de chocolates (que também vende chocolates caseiros). A culinária oferece uma diversidade de sabores à base de peixes, lagostas, camarões, caranguejos e mariscos. Um convite à boa mesa.

Baía de Ilhéus













A Baía de Ilhéus é uma enseada onde ficava o antigo porto, de onde até os anos 50 saía o cacau da Bahia. É um ótimo lugar para se praticar esportes como windsurf, laser, hobby-cat e caiaques, alugados no local.

Toda a orla central da cidade revela inúmeros ilhéus fluviais e marítimos, originando daí o nome da cidade. Em uma área de 347 hectares, a Mata da Esperança é um mosaico de florestas que, um dia, formaram o Maciço Atlântico. O local foi transformado em Jardim Botânico e está situado no perímetro urbano de Ilhéus e apresenta uma represa de 9 hectares.


Olivença
















Famosa por fontes de águas medicinais, Olivença, a 13 Km de Ilhéus oferece belas praias do Balneário de Tororomba. As águas medicinais possuem seu teor idêntico ao das águas de Vichy, na França. De sua fonte, formada pelas nascentes do Rio Tororomba, surge uma água medicinal indicada principalmente, para doenças de pele e do aparelho digestivo, rica em cloro, iodo magnético e ferro.

Lagoa Encantada

Cercada de cachoeiras, fazendas de cacau e vegetação da Mata Atlântica, a Lagoa Encantada é abastecida por vários ribeirões, fazendo deslocar por seus 5 quilômetros de extensão, ilhotas de vegetação flutuante.

Não deixe de conhecer











Eco-parque de Una - possui uma passarela suspensa na copa das árvores, a mais de 20 metros de altura. A estrutura é única no Brasil e dá a oportunidade de admirar a Mata Atlântica. Nos passeio pelo parque com alguma sorte será possível observar algumas espécies ameaçadas de extinção como o Mico-Leão-da-Cara-Dourada, macaco-prego-de-peito-amarelo e preguiça-de-coleira.


Estrada Parque Ilhéus - Itacaré









A primeira estrada realmente ecológica do país e também uma das mais bonitas. São 70 km margeando o litoral, com características únicas, como praias semi-selvagens, cachoeiras, mirantes, passarelas suspensas e túneis para os animais silvestres.

Centro de Recuperação do Bicho-Preguiça- Alojado numa bela área de mata o Projeto Bicho-Preguiça, é na verdade um centro que visa recuperar e reintroduzir o bicho preguiça no "habitat" da mata atlântica.

:: Sara Nossa Terra

Nenhum comentário: