terça-feira, 6 de outubro de 2009

Insônia

Depois de dormir as tradicionais oito horas de sono, você acorda cansada e passa o dia sonolento, com a atenção reduzida e irritada. No dia seguinte, a sua noite acaba às 3h da manhã e nada de conseguir pegar no sono novamente. Características da insônia, estes sintomas acometem um número significativo de pessoas que sofrem de distúrbios do sono.














"O sono é uma necessidade fisiológica como qualquer outra, sendo necessário para a saúde física e mental", explica o neurologista da Unifesp Luciano Ribeiro Pinto Junior. Um sono bem dormido é um dos responsaveis pela produtividade do dia que se segue. "De forma geral, um sono não reparado, ou 'mal dormido', leva a um estado de indisposição e cansaço, além de deixar o raciocínio confuso e lento", complementa Ruth Ferreira Santos, psicóloga do Instituto do Sono da Unifesp.

Mais comum entre mulheres acima dos 45 anos, a insônia vem deixando muita criança em idade escolar com o sono comprometido. "Venho recebendo em meu consultório mais crianças com queixas de baixo desempenho escolar. Depois de uma extensa avaliação percebemos que isso pode ser conseqüência de um sono não reparador", explica a psicóloga.

Segundo o neurologista Luciano, a insônia, em sua maioria, é fruto de problemas psicológicos, como a ansiedade e depressão. "Além destes fatores, as condições de vida de uma pessoa também podem ajudar a perpetuar a insônia, a exemplo das relações familiares e profissionais", comenta o médico.

Para um tratamento adequado da doença, é necessário que se descubra quais são os motivos que levam a pessoa a ter noites de sono mal dormidas. Além de remédios, a mudança de comportamento no dia-a-dia é fundamental para uma melhora efetiva na qualidade do sono.













Confira dicas para um sono de qualidade












Apesar de fatores externos, como problemas profissionais e pessoais, e a maneira como cada pessoa reage a eles serem fundamentais para uma qualidade de sono ideal, algumas dicas podem ajudar a ter um sono adequado. Confira:

- Horário regular para dormir e acordar;
- Evitar bebidas alcoólicas próximo da hora de ir para a cama;
- Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
- Fazer atividades físicas durante o dia;
- Permanecer na cama somente para dormir;
- Realizar atividades relaxantes à noite;
- Evitar o estresse.

:: Terra.com

Nenhum comentário: