quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vida e Morte do Apóstolo Felipe

Foi o primeiro apóstolo escolhido por Jesus.

























De acordo com João, evangelista (1:43-51) Felipe veio de Bethsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discipulos que acompanhavam João Batista. Felipe estava presente quando João indicou Jesus como o "Cordeiro de Deus". Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Felipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo mencionando Felipe no episódio de alimentar as multidões:

No relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Filipe que Jesus dirige a bem conhecida pergunta: "Onde compraremos pão, para que esta gente possa comer?" Filipe não entende o significado da pergunta e depois de haver dado uma olhada para a multidão disse: "Duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um receba um pedaço." (6:5-7);

o desejo de varios Gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (12:21-23) e ;

a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse : "Senhor, mostrai a nós o Pai e isto será o suficiente para nós" par a o que Jesus respondeu: "Estou tão longe de voce, por tanto tempo que voce ainda não me reconhece, Felipe? Todo aquele que me vê, está vendo o Pai!...."

Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar o seu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhece das atividades de Felipe após a Ascensão do Senhor . Uma certa confusão ocorre entre Felipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista mencionado no capitulo oitavo dos "Atos dos Apóstolos" . São Eusébio e outros escritores e estudiosos preservaram tradições variadas sobre a vida de Felipe após a morte de Jesus. Ele supostamente pregou em Phyygia, na Ásia Menor , Clemente da Alexandria informa que Felipe morreu como um martir durante o reinado do imperador Domitian (81-96) sendo crucificado de cabeça para baixo ou talvez teria morrido em Hierapolis na Ásia Menor, aos 87 anos. As suas duas filhas foram mencionadas por Polycrates, bispo Bispo de Éfeso e muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja.

Pesquizado e editado por: Valter Pitta

2 comentários:

karolina disse...

Ameei ! Precisava para a catequese e acheei ! Brigadauum !

Deposito Pessoal disse...

muito obrigado foi muito bom este estudo me deu um ampla visao da vida do evangelista felipe, falou de tudo um pouco.