quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vida e Morte do Apóstolo Felipe

Foi o primeiro apóstolo escolhido por Jesus.

























De acordo com João, evangelista (1:43-51) Felipe veio de Bethsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discipulos que acompanhavam João Batista. Felipe estava presente quando João indicou Jesus como o "Cordeiro de Deus". Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Felipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo mencionando Felipe no episódio de alimentar as multidões:

No relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Filipe que Jesus dirige a bem conhecida pergunta: "Onde compraremos pão, para que esta gente possa comer?" Filipe não entende o significado da pergunta e depois de haver dado uma olhada para a multidão disse: "Duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um receba um pedaço." (6:5-7);

o desejo de varios Gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (12:21-23) e ;

a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse : "Senhor, mostrai a nós o Pai e isto será o suficiente para nós" par a o que Jesus respondeu: "Estou tão longe de voce, por tanto tempo que voce ainda não me reconhece, Felipe? Todo aquele que me vê, está vendo o Pai!...."

Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar o seu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhece das atividades de Felipe após a Ascensão do Senhor . Uma certa confusão ocorre entre Felipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista mencionado no capitulo oitavo dos "Atos dos Apóstolos" . São Eusébio e outros escritores e estudiosos preservaram tradições variadas sobre a vida de Felipe após a morte de Jesus. Ele supostamente pregou em Phyygia, na Ásia Menor , Clemente da Alexandria informa que Felipe morreu como um martir durante o reinado do imperador Domitian (81-96) sendo crucificado de cabeça para baixo ou talvez teria morrido em Hierapolis na Ásia Menor, aos 87 anos. As suas duas filhas foram mencionadas por Polycrates, bispo Bispo de Éfeso e muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja.

Pesquizado e editado por: Valter Pitta

4 comentários:

Unknown disse...

Ameei ! Precisava para a catequese e acheei ! Brigadauum !

Deposito Pessoal disse...

muito obrigado foi muito bom este estudo me deu um ampla visao da vida do evangelista felipe, falou de tudo um pouco.

Wemerson Hugo disse...

Recomendo ter maior atenção nos estudos, uma vez que o nome real do apostolo NÃO era Felipe e sim Filipe.
Uma boa revisão é fundamental para que os leitores tenham seu conhecimento ampliado e não confundido.

Unknown disse...

Meu caro Wemerson Hugo oq vale é a intenção.